Uma cidade pequena, mas muito importante
No estudo do meio sobre cidades, fomos visitar Paranapiacaba.
Essa cidade muito interessante foi fundada em 1867, durante a 2º revolução industrial. Paranapiacaba surgiu como uma vila ferroviária, exclusivamente para o transporte de café. Seu local foi escolhido estrategicamente, pois ficava no alto da Serra do Mar e transportava o café de trem para o porto de Santos, onde era exportado para a Europa.
Antes de existir Paranapiacaba, o café era transportado por mulas que aguentavam apenas 90 quilos. Com a fundação da cidade e da ferrovia, o café era transportado pelos trens que aguentavam ate 60 toneladas.
A cidade começou como uma vila ferroviária muito importante, mas hoje não tem mais a importância que tinha no século XIX.
No século XIX, a cidade de Paranapiacaba se chamava Alto da Serra, por estar localizada no topo da Serra do Mar.
De Paranapiacaba a Santos, são doze quilômetros, por isso o local para a construção da cidade foi esse.
Essa cidade foi muito importante, mas sem o café do oeste paulista, certamente não haveria a vila de Paranapiacaba.
Houve uma evolução na cidade, pois ela começou apenas como uma vila ferroviária e foi uma das cidades que mais contribuiu para o crescimento de São Paulo.
Então, a cidade de Paranapiacaba surgiu durante a 2º revolução industrial, como uma vila ferroviária, para o transporte do café até Santos, para a exportação, através do transporte à vapor que começava a surgir e que foi muito útil.
Assim é a interessante cidade de Paranapiacaba.
Rodrigo Fernandes Neves 7º Ano A