Projeto do 7º ano - Colégio Santa Maria

Dona Rosa e a Vila de Alegrilli - Júlia Baena de Mello 7º ano C

29/09/2011 08:38

Dona Rosa e a Vila de Alegrilli

 

            Dona Rosa é uma senhora viúva, moradora da Vila de Alegrilli. Ela mora com Tobby, seu Beagle, em uma das pequenas, simpáticas e antigas casas dessa vila.

            Todo dia, Dona Rosa acorda por volta das 08h00, veste seu roupão por cima da camisola, calça suas pantufas e desce, junto com Tobby, a escada de piso branco até a copa, para tomar seu célebre café da manhã. Coloca a ração no pote azul do cão, esquenta seu leite com achocolatado e prepara seus dois pães franceses: um com queijo e patê de peito de peru e o outro com sua deliciosa geléia de frutas vermelhas.

            Então, terminado seu café, Dona Rosa lava as louças, arruma a cozinha e a copa e volta para seu quarto. Arruma sua cama, troca de roupa, desce novamente e bebe um copo de água, antes de sair com seu cachorro.

            O caminho, como sempre, é o mesmo: desce à ladeira, passa pelo relógio, atravessa a ponte que liga os dois lados da Vila, passa pelo museu, passa pela igreja, pelo restaurante, pelo hotel, por várias casinhas e volta tudo até chegar em casa novamente.

            Bebe mais um copo de água e vai preparar o almoço. Depois de pronto o almoço, ela coloca a mesa e almoça. Quando acaba, a viúva lava a louça e sobe para seu quarto para dar um cochilo.

            Mais ou menos uma hora depois, ela acorda e vai ler alguns de seus livros de sua enorme estante. Um tempo depois, Dona Rosa dá mais uma volta com seu Beagle e, quando volta, senta em um banquinho de seu quintal e fica observando os outros habitantes de Alegrilli passarem por lá e acenarem para ela, dizendo: “Boa tarde, Dona Rosa, que lindo dia, não?”, ou então “Olá Dona Rosa, como vai?”. E ela fica lá observando as outras pessoas e assistindo ao pôr do sol até escurecer.

            Dona Rosa não teve um passado muito bom.  Seu marido faleceu com sessenta e três anos, devido a uma doença pulmonar e eles nunca tiveram filhos. Porém, como ela nunca trabalhou, cuidava dos filhos dos vizinhos, enquanto estavam trabalhando.

Essa senhora já teve vários animais (como cachorro, gato, passarinho, tartaruga, peixe, cavalo-marinho, lagosta, iguana e muitos outros) e sempre que encontrava algum animal abandonado na rua, levava-o para sua casa e cuidava dele.

            Ela é uma pessoa muito generosa, bondosa e cuidadosa, por isso, todos os seus vizinhos gostam dela.

            E lá estava ela vivendo sozinha, só com seu cachorro Tobby, na mesma casa de antigamente e do mesmo jeito de ser de antigamente: sempre ajudando aos outros com muito amor e carinho.

 

 

 

 

Júlia Baena de Mello                                                                             7º ano C

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode