Projeto do 7º ano - Colégio Santa Maria

A Vila de Paranapiacaba - Thiago V Moraes - 7º Ano A

26/09/2011 11:35

    Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André (estado de São Paulo). Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens, a São Paulo Railway - estrada de ferro que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos.

    A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1° de Janeiro de 1867. Ela primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí, também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos.Em 1874, é inaugurada a estação do alto da serra, que mais tarde seria chamada de Paranapiacaba.

    No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidas da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal, o grande relógio, que se destacava no meio da neblina, fabricado por Johnny Walker Benson.

    Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira. Essa nova linha também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados em 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Ou assim chamados novos planos inclinados, 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçaguera, no município de Cubatão.

     O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de Dezembro de 1901.

     O museu funicular se trata da exibição das máquinas fixas do 5° patamar da 2° linha e a do 4° patamar da 1° linha, que transportavam o trem por meio do sistema funicular.

    No museu há também a exposição de diversos objetos de uso ferroviário, fotos e fichas funcionais de muitos ex-funcionários da ferrovia.

    O “Museu do Castelo” ou também denominado de “Castelinho”, situa-se entre a Vila Velha e a Vila Martin Smith, localizada no alto de cima da colina, com uma excelente vista privilegiada para toda a vila ferroviária, foi construída por volta de 1897 para ser a residência do engenheiro-chefe, que gerenciava o tráfego de trens na subida e descida da Serra do Mar; o pátio de manobras, as oficinas e os funcionários residentes da vila.

    Sua imponência simbolizava a liderança e a hierarquia que os ingleses impuseram a toda Vila, ela é avistada de qualquer ponto de Paranapiacaba.

    Dizia-se que de suas janelas voltadas para todos os lados de Paranapiacaba, o engenheiro-chefe fiscalizava a vida de seus subordinados, não hesitando em demitir qualquer solteiro que estivesse nas imediações das casas dos funcionários casados.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode