Projeto do 7º ano - Colégio Santa Maria

A cidade e suas riquezas Heloísa Mourão Oliveira Gonçalves 7º Ano C

06/10/2011 15:52

A cidade e suas riquezas
 

Paranapiacaba é uma vila pequena e pacata, cheia de muitas parcelas de áreas verdes com uma diversidade muito grande de plantas.

Em nosso estudo do meio em Paranapiacaba, visitamos uma trilha extensa com muitos fios de águas cristalinas.

Nesse parágrafo, eu vou contar mais sobre a história  que marcou  Paranapiacaba, a ferrovia: "os primeiros estudos para a implantação da ferrovia começaram em 1835, mas foi apenas depois de 1850 que a ideia começou a sair do papel, graças ao Barão de Mauá. Ele encontrou nos ingleses, os parceiros ideais para executar o projeto. Além de ter interesse em dinamizar o fluxo de exportação e importação brasileiro, a Inglaterra detinha uma vasta experiência na construção de ferrovias, utilizando a tecnologia da máquina a vapor -algo inovador, prático e bom para vencer as dificuldades técnicas pelo desnível de 796 metros entre o topo da serra e o litoral. Em 26 de abril de 1856, a recém-criada empresa inglesa, São Paulo Railway Co., recebia, por um decreto imperial, a concessão para a construção e exploração da ferrovia por 90 anos."

" Começaram as obras em 1860, comandadas pelo engenheiro inglês Daniel M. Fox. Dadas as características extremamente íngremes do trecho da serra, optou-se pela adoção do chamado sistema funicular: o percurso foi dividido em quatro planos inclinados, cada um com uma máquina fixa a vapor que tracionava as composições através de cabos de aço."

Paranapiacaba é uma vila, com muita neblina ao amanhecer, por causa da serra do mar, no começo da tarde a neblina já começa a desaparecer e de manhã a cidade parece uma cidade fantasma.

 

Heloísa Mourão Oliveira Gonçalves                                                 7º Ano C

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode